
Como saber que temos amigos? Existe um teste que possa ser feito e nos diga que aquela pessoa é um amigo de verdade? Creio que não. por esses dias fiquei pensando o que determina que, ao conhecermos uma pessoa, ela se torne amiga, colega, conhecida... O que faz com que nos liguemos tão fortemente a alguma pessoas e a outras não?
Comecei a pensar em meus amigos. Será que é uma coisa que acontece à primeira vista? A primeira impressão importa tanto assim? Não, eu digo. Pelo menos não para mim. Tenho amigos que num primeiro contato não foram muito atraentes para mim. Impressões podem ser mudadas, e na realidade, muitas mudam constantemente.
Uma coisa todas têm em comum. Precisaram de um tempo de convivência; uma certa rotina é necessária. De alguma forma o acaso é determinate. Não sabemos com quem estudaremos, quem serão nossos vizinhos, nossos colegas de trabalho...
Nossos amigos são parecidos com agente? Alguns sim, outros não. Alguns gostos são os mesmos, outros completamente opostos. Mas isso acontece com qualquer pessoa que conhecemos. Não são os gostos ou semelhanças que dizem quem vai ser amigo.
Amigos se fazem sem consciência. Num dado momento nos damos conta que há um sentimento. Que a proximidade trás felicidade. Que a distância trás saudade. Nos preocupamos com problemas que não são nossos. Sentimos ciúmes. Tentamos protegê-los.
Guardamos para sempre momentos simples, cotidianos, normalmente não mencionados e não registrados por fotografias ou vídeos. Como fazer uma palavra-cruzada, sentados cabeça com cabeça num colchão no chão.
Amigo é aquele que chateamos o tempo todo pelo time que ele torce, mas que no fim das contas acabamos torcendo pro time ganhar só para ver o sorriso no rosto dele.
Amigos se comunicam com o olhar, com o não dito. O silêncio conta mais que qualquer barulho.
Amigos ficam felizes ao fazerem seus amigos felizes. E amam. Um amor diferente de qualquer outro. Sem egoísmo.
Amigos são capazes de nos surpreender. Nos conhecem as vezes melhor que nos conhecemos. Nos dizem o que precisamos ouvir e não o que desejamos. Apontam nossos defeitos, sem depreciar ou humilhar, apenas para nos fazer melhorar, as vezes transformando-os em qualidades estimadas. Nos mostrando sempre o caminho certo que não somos capazes de enxergar.
Alguns viram nossos confidentes. Passamos madrugadas inteiras conversando e o assunto não morre. Abrimos os nossos corações e contamos o nosso melhor e o nosso pior com a certeza de que ao compatilhar os nossos maiores segredos, encontramos alguem que vai utilizar o conhecimento para nos fazer bem. Conversamos até o cansaço vencer e mesmo esgotados é preciso combinar um "bora parar de falar agora e dormir que já já vai amanhacer... um, dois, três, JÁ!!".
Amigos são aqueles que mudam os planos para incluir os amigos e salvar o feriadão miserável que eles teriam. E o mais importante: fazem felizes e aproveitam ao máximo a companhia.
Alguns amigos são óbvios. Outros são mais discretos, mas não são menos amigos por isso. Provas de amizade, demonstrações de carinho, são muito legais e boas de se fazer e receber. Mas não são de forma alguma obrigações. Um amigo é capaz de sentir o carinho; de enxergar provas sem que ao menos percebamos que as estamos dando.
Amo vocês meus amigos!!