quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Amizade



Como saber que temos amigos? Existe um teste que possa ser feito e nos diga que aquela pessoa é um amigo de verdade? Creio que não. por esses dias fiquei pensando o que determina que, ao conhecermos uma pessoa, ela se torne amiga, colega, conhecida... O que faz com que nos liguemos tão fortemente a alguma pessoas e a outras não?
Comecei a pensar em meus amigos. Será que é uma coisa que acontece à primeira vista? A primeira impressão importa tanto assim? Não, eu digo. Pelo menos não para mim. Tenho amigos que num primeiro contato não foram muito atraentes para mim. Impressões podem ser mudadas, e na realidade, muitas mudam constantemente.
Uma coisa todas têm em comum. Precisaram de um tempo de convivência; uma certa rotina é necessária. De alguma forma o acaso é determinate. Não sabemos com quem estudaremos, quem serão nossos vizinhos, nossos colegas de trabalho...
Nossos amigos são parecidos com agente? Alguns sim, outros não. Alguns gostos são os mesmos, outros completamente opostos. Mas isso acontece com qualquer pessoa que conhecemos. Não são os gostos ou semelhanças que dizem quem vai ser amigo.
Amigos se fazem sem consciência. Num dado momento nos damos conta que há um sentimento. Que a proximidade trás felicidade. Que a distância trás saudade. Nos preocupamos com problemas que não são nossos. Sentimos ciúmes. Tentamos protegê-los.
Guardamos para sempre momentos simples, cotidianos, normalmente não mencionados e não registrados por fotografias ou vídeos. Como fazer uma palavra-cruzada, sentados cabeça com cabeça num colchão no chão.
Amigo é aquele que chateamos o tempo todo pelo time que ele torce, mas que no fim das contas acabamos torcendo pro time ganhar só para ver o sorriso no rosto dele.
Amigos se comunicam com o olhar, com o não dito. O silêncio conta mais que qualquer barulho.
Amigos ficam felizes ao fazerem seus amigos felizes. E amam. Um amor diferente de qualquer outro. Sem egoísmo.
Amigos são capazes de nos surpreender. Nos conhecem as vezes melhor que nos conhecemos. Nos dizem o que precisamos ouvir e não o que desejamos. Apontam nossos defeitos, sem depreciar ou humilhar, apenas para nos fazer melhorar, as vezes transformando-os em qualidades estimadas. Nos mostrando sempre o caminho certo que não somos capazes de enxergar.
Alguns viram nossos confidentes. Passamos madrugadas inteiras conversando e o assunto não morre. Abrimos os nossos corações e contamos o nosso melhor e o nosso pior com a certeza de que ao compatilhar os nossos maiores segredos, encontramos alguem que vai utilizar o conhecimento para nos fazer bem. Conversamos até o cansaço vencer e mesmo esgotados é preciso combinar um "bora parar de falar agora e dormir que já já vai amanhacer... um, dois, três, JÁ!!".
Amigos são aqueles que mudam os planos para incluir os amigos e salvar o feriadão miserável que eles teriam. E o mais importante: fazem felizes e aproveitam ao máximo a companhia.
Alguns amigos são óbvios. Outros são mais discretos, mas não são menos amigos por isso. Provas de amizade, demonstrações de carinho, são muito legais e boas de se fazer e receber. Mas não são de forma alguma obrigações. Um amigo é capaz de sentir o carinho; de enxergar provas sem que ao menos percebamos que as estamos dando.
Amo vocês meus amigos!!

13 comentários:

Anônimo disse...

Que lindo! Que amigos de sorte! (não tem nada melhor que ter amigos, né?)

Obrigada pela visita, querido. Sinta-se sempre em casa no meu quintal.

Beijos.

Proibida disse...

Sobrevivi ao carnaval, então foi bom (desconsiderando os pormenores). Ah! Meus olhos te lembram uma música? E qual seria? rsrsrsrs Espero que seja ao menos alguma inspiradora. Por falar em música... Ela é uma das minhas loucas paixões! :}

Boa noite... Beijos

Proibida disse...

E muito bom texto! Os meus amigos (mesmo aqueles que não se encaixam na maior significância da palavra "amigo" eu considero) foram se tornando partes de mim ao longo da minha existência. São pessoas que contribuem e muito para o meu amadurecimento. Existem pessoas que mesmo não estando todo o tempo conosco compartilhando amores e dissabores sentimos como se estivessem. Ao menos isso acontece comigo. Eu não sei o que seria de mim se não fosse a consideração que tenho por essas pessoas, por isso as valorizo. :)

Proibida disse...

Gosto bastante! Arrisco-me a cantarolar algumas músicas dela... rsrsrs

Mas qual seria? =D

;**

Anônimo disse...

Adorei o seu comentário..no meu blog,
Seu post é de um encanto só, tão precioso é falar em amizade!
Amigo é coisa pra se guardar debaixo de sete chaver dentro do coração....


beijos!

Proibida disse...

A estrada até lá é longa... E devo informar que não há segurança, o perigo é constante. Acredito que se perderia sim...

Arriscaria? rsrsrs

bjoo

Proibida disse...

Riscos mútuos...

Tem razão. Talvez não valha mesmo a pena...

rs

Mila disse...

Que lindo!
Já pensei nisso de "por que fulano e eu nos tornamos amigos, mas beltrano e eu, não?".
Engraçado que sem nem combinar muito bem, às vezes nos vemos tão ligados a certas pessoas que não somos capazes de pensar como seria a vida elas.
Tenho meus grandes amigos, daqueles que eu leio o pensamento com um simples "oi". Tenho aqueles amigos de farra, só para a mesa do bar. Tenho aqueles amigos que eu considero mais do que eles me consideram... Enfim, tem de tudo.
E o bom é saber que, para qualquer momento, sempre terei pelo menos um deles pronto pra vir na minha direção.
***
Obrigada pelas visitas!
A Caixa de Sapato está sempre aberta para quem quiser aparecer por lá. rs

Bjs

disse...

Até hj tenho amigos de anos e anos que não têm absolutamente nada a ver comigo (ao menos em questões de gosto e comportamento). E outros que eram tão mais semelhantes se foram de mim. Interessante. Já havia me perguntado sobre isso. Mas não com tanto detalhe. Ótimo texto, moço.

De volta à vida real: trabalhemos. Na quarta mesmo eu já tava trabalhando. rs.

Bárbara Lemos disse...

Meus amigos são tão diferentes de mim... e são tantos anos de amizade. Difícil explicar. Os que se parecem mais comigo são amizades mais recentes. Freud deve explicar...

Moço, confesso que não entendi nada do teu comentário.

Beijão.

Ps: Meu carnaval foi de descanso... e o teu?

Thiago Kuerques disse...

Bom, bom. Amizade é assim e o mais difícil é mantê-la. A consistencia é fogo.
Abraço

Anônimo disse...

Sim,,,precisamos acreditar que as coisas vão melhorar!!
Precimos seguir em frente, segurando as mãos das pessoas que amamos,.não?!
beijos

Unknown disse...

Sim, amigos são fundamentais.

(uma dica de amigo: as regras do clube da luta são só para deixar os visitantes atordoados mesmo. mas não se preocupe, qualquer comentário é bem vindo. haha)

Agradeço a visita. =]